Para o Dia dos Pais

Quadros para presente de dia dos pais,  temos diversos quadros de filmes clássicos, ídolos da música, do esporte que com certeza seu pai vai adorar. Já pensou que talvez seu pai queira decorar o seu canto favorito na casa? Esta é uma ótima hora para presenteá-lo.

Exibindo 1–16 de 116 resultados

Presente para o dia dos pais

Nada é mais inspirador para encontrar o presente ideal para seu maior admirador, como as opções dos quadros decorativos que temos. Além da sessão especialmente dedicada à eles, temos diversas outras opções, como: Quadros Abstratos, Quadros de Animais, de Astrologia e Mitologia, Bandas/Musicas, Bar/Bebidas, Esportes, Paisagens, Retro/Vintage e muito mais.

Esse dia é perfeito para presentear seu pai de uma forma original e criativa, como ele merece!

Significado da palavra Pai

O dia dos pais como o próprio nome sugere é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. Esse dia especial varia de acordo com cada país e seus aspectos culturais.

Mas independente da forma de ver e interagir com o mundo, a figura paterna tem extrema importância na vida de qualquer pessoa.

A origem da palavra pai vem do Latim, patre, também chamado de genitor, progenitor ou gerador. É a figura masculina de uma família e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. No plural a palavra refere-se ao pai e a mãe.

O termo é proveniente da igreja cristã e judaica, remetendo um dos epítetos de deus. Também é a primeira pessoa da santíssima Trindade, sendo usado para referir-se a padres a partir da origem da palavra. O Pai também é uma forma de chamar o cacique de uma tribo indígena.

Origem do dia dos pais

A comemoração se originou nos Estados Unidos, em 1910, partida da ideia de Sonora Louise Smart Dodd, que queria um dia especial para homenagear seu pai, que tinha criado seis filhos sozinho. Foi seu pai quem fez todos os sacrifícios e foi, aos olhos de sua filha, corajoso, altruísta e amoroso. O pai de Sonora nasceu em junho, então ela escolheu fazer a primeira comemoração do dia dos pais no dia 19 de junho de 1910. Entretanto, a data foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972. A partir dai, nos Estados Unidos e Inglaterra o dia dos pais é celebrado no terceiro domingo de junho.

Todos os anos, em pelo menos treze países é celebrado o Dia dos Pais.

Dia dos pais no Brasil

No Brasil essa comemoração foi instituída no calendário a partir de 1953, e é celebrado no segundo domingo de agosto. A implementação da data comemorativa do dia dos pais é atribuída ao jornalista Roberto Marinho e ao publicitário Sylvio Bhenrig, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro, e com o propósito de fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. O motivo da escolha da data no Brasil foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

A data comemorativa do dia dos pais foi um sucesso, e nos anos seguintes se espalhou para além da cidade maravilhosa, sendo celebrada em todo o Brasil. Com o passar dos anos percebeu-se que ter a comemoração do dia dos pais em uma data fixa não era vantajoso para o comércio e nem para as famílias, que tinham que organizar uma comemoração para esse dia tão especial, em um dia útil de trabalho durante a semana. Portanto foi decidido estipular o dia dos pais no Brasil no segundo domingo de agosto. Independente da tradição essa data é uma oportunidade para presentear essa pessoa tão especial em nossas vidas!

De modo geral, nos países ocidentais onde a população é predominantemente católica, o Dia dos Pais coincide com a data cristã em que se comemora o dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo. Associado muitas vezes como um presente de Deus.