Publicado em

Como escolher quadros para sala do meu apartamento

Gostou? Compartilhe:
  • 2
    Shares

Uma dúvida muito comum em quem está querendo mudar a decoração da casa ou apartamento é de como escolher quadros para sala, há uma grande indecisão quanto a temática, tamanho, cores, local do quadro e acabamento.

A sala é um ambiente de convívio comum entre os moradores da casa, por isso a importância do cuidado com a sua decoração, pensando nisso resolvi fazer esse post para tornar essa difícil escolha muito mais fácil.

Onde e como escolher quadros para sala?

Geralmente os quadros são uma das últimas escolhas quando está criando uma decoração, pois ele tem que combinar com os móveis, plantas e cores de parede. Após ter escolhido tudo isso você deve procurar os lugares em que estão vazios e que podem ser preenchidos com os quadros.

Na sala você pode colocar os quadros acima do sofá tanto na parede como em prateleiras, dentro de nichos, em cima do rack, acima de aparadores e até mesmo no chão se encontrar algum lugar livre de circulação, evitando que as pessoas possam tropeçar.

Um exemplo de como escolher os quadros para sala do seu apartamento
Quadros acima do sofá são ótimas opções de escolha do local dos quadros em salas
Quadros para sala de estar em cima de racks e aparadores
Uma alternativa é colocar os quadros em cima de racks ou aparadores

 

Como escolher o tamanho dos quadros?

Depois de decidido o local é aconselhável que você faça a medição do mesmo para poder encontrar o tamanho ideal de quadro e facilitar como escolher quadros para sala. Geralmente quando colocamos quadros direto na parede acima do sofá ou fazemos uma composição com vários quadros em tamanhos médios e pequenos (20cm a 45cm) ou conjunto de 3 quadros grandes (50cm a 70cm). Caso for colocar prateleiras e nichos é recomendado o uso de quadros pequenos, no chão quadros tamanho médio são ideais.

Uma dica para você não errar na escolha do tamanho dos quadros é comprar papel kraft, cortar no tamanho dos quadros e colar na parede, assim você tem uma ideia de como eles vão ficar antes de comprar.

Uma mulher segurando 4 tamanhos comuns de quadros 20x30cm, 30x45cm, 45x60cm e 50x70cm
Este são os tamanhos comuns de quadros em relação a uma pessoa
Uma mulher colando papel kraft na parede simulando quadros decorativos
Utilize papel kraft e fita adesiva para simular o tamanho dos quadros na parede

Qual cor de quadro escolher?

Esta é uma parte muito importante em como escolher quadros para sala da sua casa, pois tudo vai depender das cores usadas na decoração, geralmente usamos cores mais neutras em móveis da casa e deixamos as cores para objetos decorativos como quadros, almofadas, tapetes, entre outros, assim se você enjoar das cores é mais fácil a troca.

Caso tenha uma decoração bem colorida procure usar quadros com alguma das cores da sua decoração ou quadros preto e branco, caso tenha uma decoração mais neutra recomendamos quadros com alguma cor para dar uma vivacidade para o ambiente. Para não errar na cor do seu quadro decorativo veja o significado das cores.

Para escolher os quadros para sala pelas cores clique aqui <<

Uma sala com quadro abstrato geométrico preto amarelo e cinza
Nesta sala as cores são predominantes são cinza preto e amarelo, as mesmas utilizadas no quadro abstrato

Qual temática ideal para os quadros da minha sala?

Existem diversas categorias de quadros que podem ser usadas em sala, atualmente o que está em alta são quadros abstratos, quadros de flores e plantas, quadros de frases, mas isso não impede que você use de acordo com seu gosto, como quadros de filmes, séries, entre outros.

Antes de escolher o tema dos seus quadros você tem que pensar na sua decoração como um todo, o que você quer sentir quando estiver em casa, o que você quer transmitir para suas visitas? Por exemplo se você quer uma decoração mais clássica os abstratos são ótimas escolhas, se você deseja uma decoração mais descolada e jovial, quadros de frases, filmes e séries são ótimas escolhas.

Como escolher quadros para sala retro/vintage
Nesta decoração foi escolhida a temática de quadros retro/vintage

 

Resumindo, para escolher os quadros ideais para sua sala você tem que pensar na sua decoração de modo macro, pensar em como ela vai ficar quando estiver pronta, não deixe de usar os seus gostos preferidos, pois a sala é um dos ambientes em que reunimos a família, amigos e visitas, então é uma área de grande convivência, por isso é muito bom ter um bom cuidado com sua decoração. Espero que tenha dados dicas boas de como escolher quadros para sala do seu lar.


Gostou? Compartilhe:
  • 2
    Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *